Tecituras culturais

CLASSIFICAÇÃO: 1o. Lugar na categoria Formação em Cultura – Felix Conte

O projeto propõe o curso “Tecituras Culturais: o patrimônio e os têxteis” com uma imersão no universo têxtil, explorando sua importância além do mercado e da indústria. Com uma abordagem técnica e histórica, o curso busca sensibilizar os participantes sobre o valor dos têxteis como patrimônio cultural, destacando a evolução dos processos, materiais e técnicas em diferentes culturas.

A iniciativa é especialmente relevante para a cidade de Indaial, por estar inserida em uma região com um polo de indústrias têxteis e onde a memória e a história das práticas precisam ser reconhecidas.

Objetos do ofício de tecelagem. Museu Arqueológico de Conímbriga-Portugal. Foto: Vera Felippi

Por meio de aulas expositivas e de um panorama geral e abrangente, os participantes terão a oportunidade de compreender os têxteis como elementos fundamentais da identidade cultural e da preservação histórica em diferentes contextos. Técnicas seculares que ainda persistem e impulsionaram invenções modernas são trazidas para que os/as participantes tenham uma visão abrangente e contextualizada das ocorrências.

Resultados Esperados: ampliação do conhecimento sobre os têxteis como patrimônio cultural; maior valorização da memória têxtil e sua relevância histórica e estímulo à reflexão sobre a importância da preservação e transmissão do conhecimento têxtil.

Metas do projeto
Realização de curso online, com aulas síncronas, composta de 04 aulas com duração de 2:30h cada, totalizando 10 horas de curso. As aulas serão semanais. Vagas: 60 – sem pré-requisitos.
Ação cultural – contrapartida: oficina com técnica têxtil de renda, ofertada em 01 encontro de 6h, sendo 3h pela manhã e 3h à tarde.

Conteúdo programático

Aula 1 – Patrimônio cultural têxtil

Cultura material e imaterial

Metodologias de estudo

Fios e fibras têxteis: classificação, propriedades e história.

Aula 2 – Tecidos planos

Evolução histórica e técnica

Estruturas, técnicas e processos

Instrumentos de produção em diversas culturas

Aula 3 – Não-tecidos, Tingimentos e Estamparia

Evolução histórica dos não tecidos

Panorama das principais técnicas de estamparia

Práticas de tingimentos em diferentes culturas

Aula 4 – Tecidos de laçadas -malhas e Rendas

Evolução histórica dos processos de produção

Características e diferenciações

Técnicas e instrumentos em diferentes culturas

Ministrante: Vera Felippi

Doutora em Design (UFRGS), tese que resultou na criação do Museu Moda e Têxtil UFRGS. Pós-doutorado na Faculdade de Belas-Artes na Universidade de Lisboa na linha de investigação Ciências da Arte e do Patrimônio com ênfase em têxteis africanos. Mestre em Design e graduação em Artes Visuais (UFRGS). Experiência na gestão de projetos de resgate e salvaguarda de patrimônio cultural têxtil e conservação preventiva de têxteis. Como docente, experiência em cursos de extensão, professora convidada em programas de Pós Graduação (lato sensu) e cursos livres. Atuou como coordenadora de desenvolvimento de produto em indústria têxtil durante 15 anos e atelier de criação de têxteis por 25 anos. Autora do livro “Decifrando rendas: processos, técnicas e história”, livro contemplado em um edital financiado pela Lei 14.017/2020 e finalista na categoria Economia Criativa do Prêmio Jabuti em 2022. Integra o ICOM-COSTUME, o Grupo de Estudos História da Arte e Cultura de Moda (HACM), a Associação Nacional de Pesquisadores em Tecnologia e Ciência do Patrimônio e o Coletivo de Pesquisadores em Indumentária e Museus.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3630305305711528

EQUIPE PRINCIPAL

Fabiana Silva e Silva

Gestora do projeto

Ana Laura Zosckhe

Pedagoga

Vera
Felippi

Pesquisadora