Projeto habilitado para captação de recursos – PRONAC 251414
Lei Federal de Incentivo à Cultura

A preservação da história industrial e cultural brasileira contribui para que se conheça uma época vivida e se compreenda como o patrimônio cultural de uma região se relaciona e impacta em um contexto macro, em seu entorno, nas tecnologias(invenções, evoluções, inovações) e o reflexo na sociedade, economia e no trabalho de pessoas. A partir do mapeamento feito pelo Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial, verificou-se que apesar da importância de muitas empresas no Estado de Santa Catarina em diversos segmentos, há pouca visibilidade de seu patrimônio. Assim este projeto pretende se tornar uma iniciativa para materializar e divulgar o estudo sobre o patrimônio cultural industrial da região do Vale do Itajaí, mais especificamente da cidade de Indaial em Santa Catarina, com o exemplo da empresa Wanke Eletrodomésticos, fundada em 1918 pelo imigrante austríaco Henrique Wanke. Uma empresa que teve em seu passado o pioneirismo no setor metalmecânico e atualmente segue como uma moderna fábrica no segmento de eletrodomésticos.
O conteúdo da publicação perpassa por questões como:
1. Valorização do Patrimônio Industrial: uma indústria com mais de 100 anos carrega uma memória material e imaterial valiosa, representando a história do trabalho, da inovação tecnológica e da economia local. O resgate dessa memória contribui para a preservação do patrimônio industrial brasileiro.
2.História e identidade local: em uma pequena cidade de Santa Catarina, a indústria teve um papel fundamental na formação econômica, social e cultural da comunidade. Registrar essa trajetória valoriza a identidade local e fortalece a memória coletiva.
3.Narrativas humanas: as histórias de pessoas envolvidas são testemunhos vivos de transformações sociais.
4.Educação e inovação: o acervo de uma indústria metalmecânica pode evidenciar a evolução das máquinas, ferramentas e métodos de produção ao longo do tempo, funcionando como material educativo para escolas, centros culturais, cursos técnicos e universidades (educação formal e não formal).
5.Design e estética industrial: objetos de acervo industrial podem ter um valor estético relevante. A publicação pode explorar a beleza funcional das máquinas, ferramentas e processos fabris, aproximando o público do design industrial.
6.Conexão com a história nacional: o surgimento dessa indústria pode estar relacionado ao contexto histórico e econômico do Brasil, como a industrialização no século XX, superando crises e se adaptando a novas tecnologias.
7.Preservação da memória: um livro que destaca o acervo garante a documentação e divulgação permanente de um legado que corre o risco de se perder.
Assim, o objetivo geral deste projeto é produzir, publicar e distribuir gratuitamente o livro sobre patrimônio cultural industrial, “O legado da indústria: patrimônio e memória”. Tendo como base a história da empresa Wanke Eletrodomésticos, fundada em 1918, que se destacou e foi pioneira por ser a primeira metalúrgica com setor de fundição na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, nas primeiras décadas do século XX. Em sua trajetória, evoluiu de pequena ferraria e fornecedora de equipamentos agrícolas da região, passando pela fundição de peças para teares e motores para culminar em uma indústria de engenharia sofisticada.
Objetivo específico:
Produto LIVRO: produzir, publicar e distribuir gratuitamente o livro sobre patrimônio cultural industrial “O legado da indústria: patrimônio e memória” na:
- Versão digital (e-book) disponibilizado para download gratuito para instituições culturais, instituições de ensino, museológicas e bibliotecas públicas, professores, pesquisadores, estudantes e público espontâneo.
- Versão impressa: 1.000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente para instituições museológicas, ensino, centros culturais e de estudos a serem prospectados durante a execução do projeto.
Junte-se a nós nesta iniciativa!